Ansiedade e um pouco de nostalgia

23 setembro, 2020

 

Olá pessoas, tudo bem?

Já tem algum tempo que eu venho percebendo que minha ansiedade está em alta durante a quarentena, e apesar de não ter crises, sei que isso vem me afetando mais do que eu gostaria. Nesse estado, não consigo fazer nada e nem dialogar com a maioria das pessoas. Na verdade, não sou o tipo de pessoa que conversa quando estou com algum problema ou sentimento. Na maioria das vezes preciso entender sozinha o gatilho da minha ansiedade, para só então conseguir solucionar. Vocês também são assim ou sou meio louca?


Foto: Canva Pro



Com o tempo eu aprendi a não me culpar, pois nesses dias eu sei que vou do fazer apenas o necessário ou vou ficar obsessiva com jogos, séries ou livros. Isso se tornou um mecanismo de defesa em que condiciono minha atenção para outra coisa e tiro o foco da ansiedade. Eu percebi que fazendo isso, consigo voltar para o meu ritmo de uma forma mais rápida.

Eu também percebi que tenho mais dificuldade em lidar com a crise quando não consigo identificar o que a causou. Acho que meu senso de controle às vezes ajuda a potencializar a crise pois acho que devo controlar até meus sentimentos e a gente sabe que não é bem assim né?


Foto: Canva Pro

Essa semana, eu descobri que escrever também me acalma. E como eu amo escrever aqui no blog, tentarei trazer um pouco dessas reflexões pra cá. Eu não quero ficar como algo mecânico só focado em conteúdo, afinal não sou uma maquina e tenho sentimentos, inclusive mais do que eu consigo contar e apesar de não conseguir conversar, essa talvez seja uma forma de colocar pra fora e ver se alguém se identifica também.

Ainda esses dias, me bateu uma nostalgia de anos atrás quando existiam os blogs diários que você podia escrever sobre qualquer coisa sem ser julgado de forma pesada. Era uma válvula de escape pra muita gente tímida e talz. Eu amava escrever e ler as histórias das pessoas me sentia mais conectadas, como se a pessoa fosse mais real sabe?


Foto: Canva Pro


Isso me levou a refletir que eu não quero ser apenas uma criadora de conteúdo, eu quero fazer conexões, conhecer pessoas e ajudar o máximo de pessoas possível. Além de compartilhar sentimentos, também é uma forma da gente se ajudar e se motivar. Teve até post sobre motivação aqui pela @teacherananda.

Faz sentido ou estou alucinando sozinha?

13 comentários :

  1. Passando rapidinho só pra responder seu comentário lá no blog, aí depois eu volto pra ler e comentar esse post *-*.
    Então menina, eu também estou sempre tomando antialérgico por que a rinite aqui é braba, haha.
    Quanto ao gosto do chá de unha-de-gato, é tranquilo, não tem gosto de nada, dá pra tomar numa boa, não é igual boldo que é uma tortura pra tomar o chá, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh ótimo, eu odeio chá de boldo, só tomo em ultimo caso.

      Excluir
  2. Eu te entendo completamente e espero que você se sinta bem. É horrível como esses tempos nos ficar no limite das emoções e na maior parte do tempo, nem sabemos o que está incomodando, só sabemos que tem algo incomodando.
    Escrever é sempre uma forma de externar tudo, você já tentou manter um diário? Me ajudou muito escrever toda manhã só sobre tudo que passava na minha cabeça.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei um, e tem ajudado muuuito. Ainda bem, e tô fazendo terapia tb, o que tb tá ajudando. Mas as vezes ainda me sinto um pouco sufocada sabe?

      Excluir
  3. Voltei! Amiga, acho que seu post faz total sentido, também me lembro da época em que ter um blog era muito mais simples, eu ainda tento manter meu blog com minha personalidade, sempre que acho necessário o uso como um diário. Quanto à ansiedade, a minha nem sempre tem um motivo ou gatilho, por que ela é química e hormonal, mas eu tbm procuro fazer coisas que me acalmam.
    Espero que fique bem e traga sim mais desabafos aqui para o blog.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Nunca usamos o nosso blog como diário, achamos um pouco difícil falar ou escrever sobre os nossos sentimentos!! Mais realmente é muito bom ter essas conexões com as pessoas!! Apesar de nosso blog não ser 100% pessoal, só falamos nele do que realmente gostamos e que faz sentido para nós. Em relação a ansiedade fazemos terapia a algum tempo, realmente fazer coisas e que nos distraem como ler livros e ver séries nos acalma.
    Esperamos que fique tudo bem!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Você está certa, escrever ajuda aliviar os problemas. Antigamente os blogs eram baseados em diários pessoais. Essa pandemia está mexendo com nosso psicológico e desejo ver força para você superar tudo. Tenho assistido séries, ouvir música me acalma muito.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Eu te entendo, também sou ansiosa e produzir conteúdo me ajuda e muito! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamires,
    Faz muito sentido. Na verdade foi assim que eu viciei em Sherlock. A série foi a única coisa que acalmou minhas crises de ansiedade nesse isolamento. Escrever também me ajuda e por isso mantenho dois blogs e três contas no Wattpad.. rsrs..

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  8. Oii, Tami!
    Eu costumo evitar a minha ansiedade planejando as coisas, o que as vezes me deixa um pouco paranoica, tenho que dosar isso! Escrever também me faz um bem danado, é muito bom trazer esse tipo de conteúdo pra cá, a gente pode compartilhar nossas experiências e nos sentimos mais próximas, além de ajudarmos uma a outra! Eu tenho um blog extra pra escrever coisas aleatórias sobre o que eu sinto, também não tenho costume de desabafar mas sei o quanto isso ajuda quando tomo coragem!! Mas aos poucos a gente consegue vencer essas pequenas batalhas <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  9. Que post maravilhoso, estou atualmente enfrentando uma crise pesada e só eu sei como é vencer essa batalha.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho aproveitado a quarentena para resolver pendências e organizar minhas coisas. Não é um grande projeto, mas por exemplo, tenho organizado meu acervo de esmaltes (que é muito grande pois tenho blog há muitos anos): tem me feito muito bem pois ganho espaço em casa, tenho real noção do que eu tenho e eu tenho um objetivo (vou traçando pequenas metas - reais e alcançáveis). Tem me feito MUITO bem e não ando mais tão ansiosa.


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    ResponderExcluir
  11. Não, você não está alucinando... rsrsrs
    Tá complicado mesmo...
    Escrever faz bem, e também vai ajudar outras pessoas a se identificarem. É bom pra gente saber que não estamos surtando sozinhas.
    Tem alguns livros de escrita terapêutica com exercícios diários que podem ajudar também.

    Beijos!

    ResponderExcluir