6 Passos para uma boa noite de sono

21 agosto, 2020


Olá pessoas, tudo bem com vocês? Eu fiz algumas enquetes no meu Instagram (@eumilhazes) que me levaram a conclusão que tem muita gente ansiosa nessa quarentena, e por conta disso, tem muita gente dormindo mal. Dessa forma, pensei em ensinar quais estratégias uso para ter um boa noite de sono e que auxiliam no controle da minha ansiedade. Esse ritual não vai fazer com que você acorde cedo ou se torne um ser mega produtivo, mas vai auxiliar a vocês a relaxar sua mente,  aumentando a quantidade de tempo em sono profundo, o que consequentemente vai aumentar a qualidade do seu sono. Você pode adaptar esse ritual da forma que achar melhor para adequar a sua realidade.


 



Antes de tudo, precisamos entender que nosso corpo não é uma máquina que vai desligar na hora que a gente quiser, é necessário informar a ele através de ações que indiquem que está na hora de relaxar. Você já percebeu que quando você estipula um horário para deitar, a sua mente fica pensando até no dia do seu nascimento e não consegue pegar no sono imediatamente? Isto é um indício que você precisa preparar o seu cérebro para ele saber que é a hora de descansar. 


Meu Ritual de Higiene do Sono


Passo 1: Chá calmante


O chá calmante não tem o objetivo de te dopar, ou seja, você não vai tomar ele e imediatamente sentir sono. O chá vai te ajudar a diminuir a energia e desacelerar a sua mente. Eu gosto de tomar ele como primeiro passo pois quando termino meu ritual ele já fez “efeito”.

Dicas de chá: Camomila, valeriana (a melhor na minha opinião), erva cidreira, e melissa.

Evitar: Chá verde, hibisco, hortelã.




        Passo 2: Banho e rotina


O banho antes de dormir também ajuda a fazer com que seu corpo relaxe. Vista seu pijama, de preferência outro que você não tenha passado o dia (quarentena feelings). Nesse momento, já faço meu skincare e passo meus hidratantes. Esse passo é essencial para manter minha rotina, me ajudar a relaxar, além de ser uma ótima forma de me conectar comigo mesma e a evitar que eu procrastine com meus cuidados.

 

Passo 3: Escrever sobre seu dia ou planejar o próximo dia


Para quem tem ansiedade esse é um passo crucial, pois a nossa mente tem mais dificuldade em se desconectar. A mente fica pensando em tudo que ocorreu durante o dia e o que tem que fazer no dia seguinte. Por conta disso, eu escrevo em duas etapa. Na primeira, escrevo como se fosse um diário, escrevo sobre minhas conquistas e sentimentos do dia. Na segunda, planejo as atividades do dia seguinte como uma forma de esvaziar minha mente. Além de me ajudar a relaxar, me ajuda a aquietar mais a mente durante a meditação. 





Passo 4: Meditação / oração


        A meditação é o momento de você se conectar com seu interior, relaxar a mente e tentar se conhecer melhor, ou caso prefira pode fazer uma orarção. Eu tenho mais experiência com a meditação e afirmo que esse é o meu momento. A meditação é uma ação que demora a ter resultados e muita gente desiste, eu só vi algum resultado após 10 dias de meditação consecutiva. 




Passo 5: Largar o celular


O celular é um dos principais vilões de um boa noite de sono, além da distração de sempre ter algo pra atualizar ou algo novo pra ver, tem também a luz azul que auxilia inibindo a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Se quiser ler mais sobre esse assunto, deixo esse artigo da National Geographic Brasil .


Passo 6: Leitura ou Tv


Ler ou assistir um episódio da sua serie favorita não irá ser ruim se for em uma tela distante, e não no celular ou tablet. Normalmente eu leio um capitulo de um livro e determino a noite vendo meio episódio de uma série.



Seguindo esse ritual, quando chega nos últimos passos eu já estou morrendo de sono e apesar de parecer ser muita coisa levo apenas 1 h para fazer tudo. Então, como gosto de dormir entre 21:30 e 22 h, eu começo a me preparar as 20:30.


Não é um processo instantâneo, e você pode achar que não funciona nos primeiros dias, o que é normal. Mas com o passar dos dias você vai ser sentir mais descansado ao acordar. Uma maneira de observar se está funcionando, é utilizar aqueles apps que monitoram o sono, você vai observar que a quantidade de horas de sono profundo vai melhorar e isso que vai te fazer acordar mais descansado.


Vocês tem o costume de dormir bem a noite?


Seguem algum ritual?


* Todas as imagens foram retiradas do Canva Pro. *

 

 

 



18 comentários :

  1. Eu adoro as dicas, ultimamente ando tendo uma boa noite de sono e gosto de planejar o dia seguinte. Banho e chá calmante já me ajudou muito.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
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  2. Great tips. I agree.
    www.rsrue.blogspot.com

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  3. Amei muito a dica e tão bom te ver aqui de volta. Uma vez blogueira pra sempre blogueira <3

    www.keyllabritoblog.com

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  4. Eu parei de tomar café a noite! Foi algo que me ajudou muito embora eu sinta falta da cafeína. Normalmente eu apago do nada e só acordo no outro dia ! Tenho dormido melhor depois que ajustei a minha rotina criando hábitos diários e me organizando melhor, tenho ficado tão cansada que não tem como não dormir! Gostei das dicas !!

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    1. Café a noite ainda aumenta a ansiedade, eu tb sinto falta mas faz parte.

      Obrigada miga <3

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  5. Amei as dicas. Para eu ter uma boa noite de sono, eu sempre tenho que tomar um banho quente e beber uma bebida bem quentinha.
    Criar uma rotina é fundamental para o corpo ir acostumando a dormir no horário certinho
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

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    1. Verdade, o corpo quando cria a rotina ele msm já dá sinais que tá no horário de descansar.

      Beijos

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  6. Eu faço isso, exceto escrever que não tenho o hábito de fazer. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

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    1. obrigada, eu comecei a escrever por causa da minha psicologa e ai viciei .



      Beeijos <3

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  7. Demoro pra dormir, tenho que acordar cedo e sinto meu rendimento bem devagar, sabe?
    Mas, o que funciona comigo é um chazinho e largar celular.
    bjs www.diadebrilho.com

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  8. Amei as dicas, eu estava tendo um sono bem desregulado, agora voltei a dormir cedo e acordar cedo e já melhorou 100%! <3

    https://www.kailagarcia.com

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    1. Eu tô voltando a rotina, pq quando fico ansiosa a primeira coisa que largo é minha rotina.

      Beeijos <3

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  9. O chá de hortelã funciona bem pra mim, mas cidreira adoçado com mel é meu favorito.
    E concordo com você, planejar o dia de amanhã ajuda muito os ansiosos a desobstruírem a mente para ter uma noite mais tranquila. O que me dá mais sono é ler antes de dormir, mas eu leio no celular, com o wifi desligado e em modo noturno. Acho que criar uma rotina nos ajuda a ter uma boa noite de sono, pois assim como vc disse, nosso corpo precisa entender que é hora de relaxar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

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    1. É citei o hortelã pq algumas pessoas ficam estimuladas com ele, tenho uma amiga que não dorme de jeito nenhum. Me dá sono ler tb, ontem inclusive acabei dormindo com o kindle. kkkk
      Verdade, e quando o corpo entende ele até avisa.
      Beeeijos

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