Hello guys, vocês se lembram do post sobre fluência? Então,
falando de fluência devemos sempre pensar na fluidez em que se fala e no que eu
chamo de “automação do pensamento”. Falar de forma espontânea, sem pensar na tradução ou na
montagem da frase, não é mesmo?
Foto: Canva Pro
Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre os níveis de fluência: Existe um quadro reconhecido mundialmente denominado de “Common European Framework of Reference for Languages” (CEFR) ou, em português: Quadro Comum Europeu de referência.
Esse quadro mede justamente o nível de
fluência que vem classificada nos seguintes níveis: Basic: A1, A2, Independent:
B1, B2, Proficient: C1 e C2. O diagrama abaixo mostra uma escala entre o CEFR e
alguns exames realizados por Cambridge, incluindo o IELTS.
Foto: CEFR Diagram (Cambridge English)
- @teacherananda, para que saber
qual o meu nível de fluência?
-
Saber o nível de fluência é importante
para diversas coisas:
1
Autoconhecimento – ter uma visão geral do seu desempenho: entender os seus pontos fortes e detectar os seus pontos fracos. Identificando estes pontos você conseguirá traçar um plano de estudo mais eficiente e que seja apropriado para você, sempre colocando metas atingíveis.
Saber os pontos fracos vai permitir que você inclua no seu estudo diário as habilidades que você não domina. Lembrem-se que as habilidades de falar (Speaking), ler (Reading), escrever (Writing) e ouvir (Listening) precisam andar conectadas. E entenda o desenvolvimento delas como uma academia, quanto mais você treina, mais forte você fica.
Existem diversos tipos de certificação da língua inglesa (TOEFL, IELTS, FCE, Cambridge exams, entre outros) então, ao identificar qual o seu nível de fluência, você pode ter uma ideia de qual prova de proficiência é mais adequada para o seu nível e se preparar melhor para tal prova; Eu sempre digo aos meus alunos que conhecer a prova de proficiência que você vai fazer é tão importante quanto a fluência, uma vez que cada certificação tem uma estrutura característica e como responder irá te ajudar a obter a nota que você precisa.
Muita gente pergunta sobre como colocar no currículo que está estudando inglês, mas, por exemplo, não quer passar aperto numa entrevista de emprego. Você pode usar o resultado deste teste no seu currículo ou o resultado da certificação que você tenha a nota. Ex: Inglês iniciante (A1) Não acho necessário colocar "fiz aulas particulares de inglês" ou "fiz inglês na escola tal".
Foto:
Canva Pro
- @teacherananda, como faço para ser avaliado?
-Linguaskill: Essa prova verifica as habilidades de escrita (Writing), fala (Speaking), leitura (Reading) e audição (Listening). O resultado sai dentro de 48h e você obtém a certificação que segue o CEFR.
- @teacherananda, eu estou estudando para provas de proficiência, mas queria saber qual prova eu estou apto a fazer, me ajuda?
-No site de Cambridge English Assessment você responde 25 questões gramaticais e consegue fazer essa avaliação gratuita, porém é de forma preliminar, uma vez que você não terá todas as habilidades avaliadas. Ao final da prova, você recebe uma previsão de qual nível de fluência e qual prova de proficiência ideal para você fazer .
No site da EF SET existem duas avaliações disponíveis que mostram o resultado estimado seguindo o CEFR; um teste rápido que estima o nível de fluência pela leitura, gramática, vocabulário e audição – durando em torno de 15 minutos e um teste mais longo que dura em torno de 50 minutos.
Agora me conta se vocês já fizeram algum teste para
medir a fluência de vocês ou para obter alguma certificação em inglês?
Não tinha conhecimento sobre o assunto, gostei muito!
ResponderExcluirUm abraço,
Patricia
Blog Patricia Faria
Fanpage Patricia Faria
Instagram
Pinterest
Obrigada pelo feedback!
ExcluirNão fiz nenhuma certificação, mas trabalho com o TOEIC e os alunos da escola onde trabalho, gostam bastante.
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Que interessante esse post, eu não sabia disso.
ResponderExcluirMuito informativo :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Adorei saber sobre os níveis de fluência, não sabia sobre isso e achei muito interessante.
ResponderExcluirAinda mais porque estou aprendendo a falar inglês e mesmo tendo dificuldade, espero um dia poder estar fluente no idioma.
Beijos.
Diário da Lady
Amei o post, super informativo, imaginava que tinha os níveis de influência, mas nunca pesquisei sobre. ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Não imaginava que existia esses níveis. Adorei saber dessas informações é um mundo novo pra mim!
ResponderExcluirbjs www.diadebrilho.com