Como montar seu cronograma de estudo

06 agosto, 2020

Hello guys, quem me conhece sabe que eu preciso montar cronogramas para poder conseguir seguir minha rotina direitinha e cumprir as demandas do dia, sem surtar. Então, durante os últimos cinco anos, eu comecei a testar formas de estudar e me organizar melhor! Não vou dizer que eu sou a pessoa mais organizada – nunca fui, mas quanto aos estudos, hoje eu estudo de forma bem mais eficaz e tenho assimilado muito melhor o que eu aprendo!

Foto: Canva Pro


Fiz uma enquete no meu Instagram de aulas (@teacherananda) e verifiquei que muitas pessoas não conseguem organizar o horário quando vai estudar e/ou estudam de forma que não é efetiva – Vocês sabem qual o melhor método para vocês? Sabem como organizar o cronograma de estudo? Hoje eu irei falar um pouco sobre esse tema! Let’s go!!


Indubitavelmente, você deve iniciar a organização do seu cronograma separando as atividades por grau de importância. Eu tenho atividades que, mesmo sendo do dia-a-dia eu as incluo, por exemplo, tomar banho, cuidar do cabelo/pele, me alimentar, organizar coisas em casa, pois estas são atividades essenciais e eu preciso dedicar um tempo. 


Eu faço também a lista com as atividades que eu tenho um tempo limite  para concluir, com as demandas do meu trabalho, com coisas que eu estou estudando ou preciso estudar e com algumas atividades de lazer.


Desta forma, eu começo a organizar meu cronograma estabelecendo as prioridades! Assim eu não vou me perder ou deixar de cumprir meus compromissos. 


Foto: Canva Pro


No início era muito difícil eu determinar o tempo ideal para executar cada demanda. Foi preciso muito autoconhecimento e analisar de forma real, o quanto eu consigo produzir diariamente – isso é muito importante! Normalmente, eu consigo cumprir cinco atividades que exigem mais de mim com relação ao tempo e à concentração – sem que eu me sinta exausta, estressada ou ansiosa. Mas vale deixar claro que cada pessoa tem um limite maior/menor e é indispensável ter a noção desse limite para que você determine metas atingíveis e  evitar frustrações futuras.

Foto: Canva Pro

Eu percebi também que meu dia rendia muito mais sempre que eu tirava um tempo para descansar entre uma atividade e outra. Então, ao riscar uma atividade do meu planner diário, eu sempre paro e fico 30 minutos descansando minha mente! Portanto, sempre coloco essa margem de pausa entre as atividades e, posso dizer que minha mente fica bem mais feliz no final do dia.


Nesse “intervalo” eu costumo olhar minhas redes sociais, jogo um jogo no celular, fico de fofoca no “Whatsapp”, faço um lanchinho ou qualquer outra atividade que me distraia/relaxe durante o dia.


Para algumas pessoas, esse método das recompensas pode funcionar semanalmente: então eu também estabeleço uma recompensa para mim quando consigo ter uma semana produtiva. Normalmente faço valer o sextou,  que é o dia oficial de me proporcionar mimos,  e aproveito os resultados de uma semana produtiva!


Por fim, mas não menos importante, chegou agora de montar seu cronograma! Faça essas perguntas:


Foto: Canva Pro 

Escolha qual ferramenta você usará para exibir o seu cronograma: planner/agenda/celular/papel/fluxograma e dê start ao seu estudo diário !


Gostaram das dicas? Testa e me conta como foi!


Tem a sua própria forma de montar seu cronograma?


Conta também, eu quero muito saber!


See ye soon!

 


22 comentários :

  1. Eu precisava mesmo de dicas para me organizar, porque tenho muita coisa para fazer e costumo ser bem desorganizada em dar prioridades as coisas. Adorei as dicas, vou ver se boto em prática logo.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, preciso muito me organizar para conseguir fazer os cursos que quero fazer.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Arrasou , eu super preciso de um cronograma porque minhas aulas vão começar. Adorei bastante. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. eu adorei as suas dicas
    eu me achava organizada, mas agora percebi que preciso me dedicar a mais algumas coisas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Menina, que dicas ótimas. Preciso colocar em prática agora com o retorno das aulas da faculdade.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Eu já preparei o meu novo cronograma, justamente pensando na volta às aulas !! Depois me conta se funcionou! :**

      Excluir
  6. Acho que essas dicas são boas não apenas para estudar, mas para se organizar de forma geral.
    Eu utilizo o Bullet Journal e ele é um dos métodos mais eficazes que já experimentei até agora! Faço pausas entre uma atividade e outra, mas não costumo anotar tarefas costumeiras no meu planejamento semanal. Amei essa ideia de se auto recompensar quando a semana é produtiva, vou tentar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Eu sempre tive cronograma de estudo, mas quando comecei a trabalhar em home office, percebi que as tarefas de casa afetavam na minha produtividade, então comecei a inseri-las e deu super certo! Obrigada pela sugestão, vou procurar esse aplicativo !!
      Quanto às recompensas, testa e me diz se funcionou contigo ;**

      Excluir
  7. ótimas dicas de organização!
    e concordo com a Leslie aqui em cima, dá pra adaptar no geral! muito bom! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  8. Amei a sua dica, e te dou mais um aplicativo que pode ajudar: Trello.
    Dá pra organizar tudo e ir mudando conforme vai preenchendo as tarefas.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback!
      Eu já testei o Trello, ele é bem bacana mesmo!!! ;**

      Excluir
  9. Adorei o post e as dicas, pois sou bem confusa e atrapalhada com tudo hahahah

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback!
      Eu também era assim! Ainda sou com algumas coisas, haha! ;**

      Excluir
  10. Nossa adorei a sua explicação e acho muito importante criar um cronograma para estudos.
    Assim vai ser na hora certa, não vai sobrecarregar e ainda dá pra ajustar umas horas para fazer outras coisas.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback! Exatamente, nossa mente AMA !! ;**

      Excluir
  11. Hoje em dia tem tanta coisa legal pra organizar os estudos que eu queria que isso já existisse na minha época hehehe.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | Neh Pucivi - Instagram de Memes |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir