4 Passos para criação de novos hábitos

05 agosto, 2020

Olá pessoas, tudo bem? Nas minhas redes sociais eu tenho observado que muitas pessoas querem começar a se cuidar, mas não sabem como dar o start, porque é necessário a criação do hábito de autocuidado. Eu sempre gostei de me cuidar, mas não conseguia inserir isso na minha rotina.  Para lidar com essa dificuldade, eu adotei algumas estratégias para aprender a transformar a vontade que eu tinha de me cuidar em hábito. Desde então consigo ter uma rotina diária e semanal de beleza, e o melhor é que essas estratégias podem ser adotadas em todas as partes da nossa vida.




Neste post você irá ler sobre:


  • O que é o hábito?
  • Porque é importante construir o hábito?
  • Estratégias para construção de um hábito
  • Rotina versus hábitos

O que é o hábito?


O Hábito pode ser definido como ações que precisam de um estímulo inicial para acontecer, mas com o tempo se tornam algo executado automaticamente. Em outras palavras, ações em que você não precisa pensar antes de realizar, você simplesmente faz. Como por exemplo: passar sabonete durante o banho.


Porque é importante construir o hábito?


A criação de um hábito nos permite fazer de forma instintiva algo que temos vontade de fazer, ou seja, uma otimização dos nossos pensamentos que nos aproximam dos nossos objetivos e metas.  Por exemplo, eu estou tentando adquirir o habito de tomar banho assim que eu acordo, porque eu me sinto mais produtiva e ativa quando faço isso. Então todos os dias, tento levantar e não pensar ou executar outra tarefa, pois já tenho uma programada.


Estratégias usadas na construção do hábito?


Um hábito demora cerca de 21 dias pra ser implementado e até 90 dias para se tornar algo definitivo. Por este motivo, você precisa ter claro na sua mente se realmente você quer implementar esse hábito na sua vida e ter um porquê bem importante para toda vez que você pensar em desistir. A estratégia que usei é similar a criação de uma meta.



O primeiro passo é escolher o que você quer inserir como hábito, por exemplo, hidratar a pele todos os dias, beber 2 L de água, fazer exercícios diariamente.


O segundo passo é definir um porquê, isso evita que você arrume desculpas para procrastinar.

Eu quero hidratar a pele porque ela tá com muita oleosidade.


Terceiro passo é escolher qual horário você vai se dedicar a ele.

Eu vou hidratar a pele de manhã e à noite após o banho.


O último passo se resume em colocar em prática todos os dias. Para mim, os 10 primeiros dias são os piores, nossa mente inventa o máximo de desculpas possíveis para evitar que a ação seja executada, sempre vai ter algo mais importante, esquecimento, você vai estar atrasada, ou vai simplesmente procrastinar.


O que faço pra saber se estou seguindo direitinho? Eu sugiro usar planilha de controle de hábitos. Como brinde, vou deixar um pdf com controle de hábitos semanal e mensal que você que pode imprimir e ir marcando o que você fez ou não naquele dia, isso ajuda até a empolgar pra realizar as atividades.



Clique aqui para baixar


Tá mais isso que você falou não seria rotina?


Uma rotina é resultado de uma sequência de hábitos, ações que queremos que vire hábito, ou obrigações. Um exemplo de rotina é você acordar, tomar banho, tomar café e ir trabalhar, nesse caso você tem uma sequência de hábitos que você realiza todo dia e nem precisa pensar pra fazer.


A rotina pode ser previamente estabelecida o que torna o nosso dia mais produtivo, porque você não precisa perder tempo pensando o que vai fazer agora, além de facilitar a fixação de hábitos, e a diminuição da ansiedade. Um exemplo é o da rotina de skincare.



Essa imagem representa a minha rotina diária de cuidados com a pele, em que é possível observar que eu realizo 3 ações em uma rotina, em outras palavras eu tenho 3 hábitos dentro dessa rotina. Vale salientar que para essas ações se tornarem hábitos, é preciso que vocês tenham força de vontade e comecem a executar de forma instintiva okay?


Agora conta aqui pra mim, quais hábitos de beleza vocês querem inserir na rotina de vocês?


9 comentários :

  1. Thank you for sharing
    https://www.melodyjacob.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tudo bem?
    Blog mais lindo, adorei a postagem, bem informativa e interessante, amei as dicas.


    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Criar um hábito não é uma tarefa fácil, mas o motivo que nos leva a essa criação, incentiva muito. E alguns fatores de fora também. Por exemplo, comigo, ajudou muito ter uma faixinha na hora do skincare. Enfim, adorei as dicas e todas são bem úteis. E o controle que você disponibilizou está bem fofo! ♥ Nessa quarentena, eu acabei criando o hábito de ter uma rotina de beleza mais certinha e estou amando. Tão bom ver resultados simples e que fazem a diferença, né? Só preciso acrescentar, ao menos, uma vez na semana, uma máscara facial hahaha. =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir